10 conhecimentos básicos para jornalistas na atualidade

10 conhecimentos básicos para jornalistas na atualidade

Muitos estudantes de jornalismo buscam um curso que abranja todas as habilidades requeridas pela indústria da mídia atualmente. Para poupar os futuros alunos o trabalho de pesquisar, é possível adiantar que essa especialização não existe. Isso porque o ramo da notícia está em transformação constante para que qualquer currículo consiga acompanhar. Por isso, é preciso perceber que a busca deve ser feita por conta própria. Porém, a lista a seguir poderá ajudar você no processo. O resultado provém de três anos de conversas com profissionais da mídia sobre os fundamentos da carreira de jornalista na era digital. Como você perceberá pelo levantamento realizado, não é necessário dominar todos os aplicativos e códigos. No entanto, é fundamental ter uma visão ampla da atividade. Aqui estão os  conhecimentos que acreditamos que os estudantes de jornalismo devem ter (sem ordem específica): 1. Aprender o básico de programação Entender um pouco de programação levará você mais longe na sua profissão. Ainda que certas instituições de ensino discutam se aprofundar-se nos códigos é algo acessível para todos. Mesmo assim, saber programar sem dúvida traz vantagens consideráveis. Quem compreende o que está por trás da tecnologia, torna-se mais efetivo e eficiente. Quando nos referimos ao que é fundamental para programar, estamos falando de mexer com HTML simples e entender códigos incorporados. Dessa forma, você poderá navegar em um sistema de administração de conteúdo. 2. Saber matemática É um fato conhecido que a maioria dos jornalistas se encolhe quando vê números. Entretanto, eles têm de saber analisar dados. Reportagens esportivas apresentam resultados e estatísticas. Pautas sobre cidades abordam censos e taxas de impostos. Por sua vez, matérias de política mostram porcentagens e registros de doações. Para lidar com essas informações, o profissional deve usar o Microsoft Excel. Afinal, não há sentido em mencionar os valores se você não é capaz de explicá-los para o público. 3. Entender de economia Para assumir uma posição de liderança, o jornalista deve ter noções de economia. Isso significa saber de onde vêm os rendimentos de um projeto de mídia. Portanto, os estudantes precisam conhecer a parte comercial da atividade para identificarem o seu lugar em uma organização. dindin1 4. Conhecer a sua audiência Conhecer a economia do ramo leva você a conhecer a sua audiência, métricas e engajamento. Jornalismo é uma conversa, não apenas uma publicação unilateral. Não basta saber quantos seguidores você tem. O seu público não será o mesmo em todas as plataformas. Por isso, é essencial de onde seus seguidores vêm e como eles respondem ao conteúdo produzido. 5. Construir a sua marca Se você tem a chance e a sorte de ter uma marca própria, os leitores precisam associá-lo com um tópico. Atualmente, conseguir um trabalho não se trata só de suas habilidades. Ter seguidores traz tráfego e lucro para uma companhia. Sendo assim, crie um blog pessoal ou site. 6. Participe das redes sociais Muitas fontes estão produzindo notícias nas mídias digitais. Considere como agências policiais e de bombeiros usam o Twitter para divulgar atualizações. O mesmo acontece com figuras públicas e celebridades. Você não só pode como deve utilizar essas notícias desde que consiga verificá-las. midiassociais1 7. Limitar-se a 140 caracteres Com a introdução dos alertas por notificações, os jornalistas precisam reportar as notícias da maneira mais rápida e direta. Você precisa resumir a sua matéria em 140 caracteres ou menos, incluindo o link para o texto. Faça uma chamada atrativa o suficiente para que os leitores cliquem no link. 8. Produzir conteúdo para diferentes plataformas Cada vez mais, os repórteres têm de saber como fotografar, editar, fazer vídeos e criar gráficos. Isso não significa mais carregar equipamentos pesados, filmar e editar pelo smartphone é o suficiente. Quem lê pela internet espera que a matéria inclua algo além do texto. Porém, não basta dominar as habilidades, é fundamental ter pensamento crítico para utilizar os recursos mais adequados. 9. Corrigir a sua postagem Não adianta saber usar as ferramentas se o seu conteúdo estiver repleto de erros. Mesmo na época de publicações instantâneas, ser o primeiro a postar não é vantagem se os leitores mais ansiosos encontrarem falhas em segundos. Sem transparência, perde-se a natureza da nossa profissão. 10. Manter-se adaptável As ferramentas tecnológicas de hoje podem não ser as mesmas de amanhã. Logo, a habilidade mais importante de todas é uma: saber se adaptar aos novos recursos. Gere ideias criativas e relevantes, tenha um pensamento crítico, saiba colaborar e desenvolva o seu conhecimento geral, bem como em áreas de interesse. 2012-09-05-11

PL das Fake News amplia obrigações das big techs