10 conhecimentos básicos para jornalistas na atualidade

22 JUN 2016 • POR • 15h34
Muitos estudantes de jornalismo buscam um curso que abranja todas as habilidades requeridas pela indústria da mídia atualmente. Para poupar os futuros alunos o trabalho de pesquisar, é possível adiantar que essa especialização não existe. Isso porque o ramo da notícia está em transformação constante para que qualquer currículo consiga acompanhar. Por isso, é preciso perceber que a busca deve ser feita por conta própria. Porém, a lista a seguir poderá ajudar você no processo. O resultado provém de três anos de conversas com profissionais da mídia sobre os fundamentos da carreira de jornalista na era digital. Como você perceberá pelo levantamento realizado, não é necessário dominar todos os aplicativos e códigos. No entanto, é fundamental ter uma visão ampla da atividade. Aqui estão os  conhecimentos que acreditamos que os estudantes de jornalismo devem ter (sem ordem específica): 1. Aprender o básico de programação Entender um pouco de programação levará você mais longe na sua profissão. Ainda que certas instituições de ensino discutam se aprofundar-se nos códigos é algo acessível para todos. Mesmo assim, saber programar sem dúvida traz vantagens consideráveis. Quem compreende o que está por trás da tecnologia, torna-se mais efetivo e eficiente. Quando nos referimos ao que é fundamental para programar, estamos falando de mexer com HTML simples e entender códigos incorporados. Dessa forma, você poderá navegar em um sistema de administração de conteúdo. 2. Saber matemática É um fato conhecido que a maioria dos jornalistas se encolhe quando vê números. Entretanto, eles têm de saber analisar dados. Reportagens esportivas apresentam resultados e estatísticas. Pautas sobre cidades abordam censos e taxas de impostos. Por sua vez, matérias de política mostram porcentagens e registros de doações. Para lidar com essas informações, o profissional deve usar o Microsoft Excel. Afinal, não há sentido em mencionar os valores se você não é capaz de explicá-los para o público. 3. Entender de economia Para assumir uma posição de liderança, o jornalista deve ter noções de economia. Isso significa saber de onde vêm os rendimentos de um projeto de mídia. Portanto, os estudantes precisam conhecer a parte comercial da atividade para identificarem o seu lugar em uma organização. 4. Conhecer a sua audiência Conhecer a economia do ramo leva você a conhecer a sua audiência, métricas e engajamento. Jornalismo é uma conversa, não apenas uma publicação unilateral. Não basta saber quantos seguidores você tem. O seu público não será o mesmo em todas as plataformas. Por isso, é essencial de onde seus seguidores vêm e como eles respondem ao conteúdo produzido. 5. Construir a sua marca Se você tem a chance e a sorte de ter uma marca própria, os leitores precisam associá-lo com um tópico. Atualmente, conseguir um trabalho não se trata só de suas habilidades. Ter seguidores traz tráfego e lucro para uma companhia. Sendo assim, crie um blog pessoal ou site. 6. Participe das redes sociais Muitas fontes estão produzindo notícias nas mídias digitais. Considere como agências policiais e de bombeiros usam o Twitter para divulgar atualizações. O mesmo acontece com figuras públicas e celebridades. Você não só pode como deve utilizar essas notícias desde que consiga verificá-las. 7. Limitar-se a 140 caracteres Com a introdução dos alertas por notificações, os jornalistas precisam reportar as notícias da maneira mais rápida e direta. Você precisa resumir a sua matéria em 140 caracteres ou menos, incluindo o link para o texto. Faça uma chamada atrativa o suficiente para que os leitores cliquem no link. 8. Produzir conteúdo para diferentes plataformas Cada vez mais, os repórteres têm de saber como fotografar, editar, fazer vídeos e criar gráficos. Isso não significa mais carregar equipamentos pesados, filmar e editar pelo smartphone é o suficiente. Quem lê pela internet espera que a matéria inclua algo além do texto. Porém, não basta dominar as habilidades, é fundamental ter pensamento crítico para utilizar os recursos mais adequados. 9. Corrigir a sua postagem Não adianta saber usar as ferramentas se o seu conteúdo estiver repleto de erros. Mesmo na época de publicações instantâneas, ser o primeiro a postar não é vantagem se os leitores mais ansiosos encontrarem falhas em segundos. Sem transparência, perde-se a natureza da nossa profissão. 10. Manter-se adaptável As ferramentas tecnológicas de hoje podem não ser as mesmas de amanhã. Logo, a habilidade mais importante de todas é uma: saber se adaptar aos novos recursos. Gere ideias criativas e relevantes, tenha um pensamento crítico, saiba colaborar e desenvolva o seu conhecimento geral, bem como em áreas de interesse.