Por que estar no Google News é importante

Vimos aqui dicas de como aumentar os acessos do site de notícias, que passam pela qualidade do texto até questões técnicas. Estar no Google, o maior buscador do mundo, é uma ação óbvia para ser encontrado. Mas, o que muita gente ainda não sabe é como aparecer no Google News e por que isso é importante.

O Google News é um agregador de notícias disponível online ou como aplicativo para dispositivos móveis. Ele reúne notícias atualizadas de diversos veículos de comunicação e classificadas por tema. Como diferencial, utiliza os dados de localização para enviar ao leitor notícias de sua preferência e de sua região.

Cada leitor também pode seguir os veículos de comunicação de sua preferência. E, diariamente o Google News entrega uma lista de notícias personalizadas de acordo com cada perfil. Dessa forma, a plataforma se torna referência para sites de notícias e para leitores.

Como aparecer no Google News

Importante esclarecer que aparecer nas buscas do Google não garante automaticamente a presença no Google News. As plataformas são separadas e exigem esforços diferentes do site de notícias para obter bons resultados. Para incluir o site de notícias no Google News é necessário preencher alguns requisitos.

O Google sempre deixa bem claro que valoriza o conteúdo acima de tudo, seguido pela experiência do usuário. Dessa forma, para o Google News exige notícias de qualidade, originais e assinadas pelos repórteres. As chances de entrar na plataforma diminuem quando todos os textos levam assinatura genérica.

Se o site de notícias atende aos requisitos de qualidade, então basta inseri-lo no Google News utilizando um e-mail Google da empresa, claro. Feito isso, o buscador vai analisar o site e tudo tiver certo em, mais ou menos duas semanas, o site está disponível.

Web Stories

Para entrar na onda dos stories, presentes em todas as redes sociais, no fim de 2020 o Google lançou o Web Stories. Com o recursos, sites de notícias podem divulgar informações no formato de stories e, se atenderem às diretrizes estipuladas pelo Google, poderão aparecer nas pesquisas. 

O propósito do formato é informar com qualidade e rapidez. O Google recomenda que as web stories contem a história completa, evitando conteúdos extremamente comerciais e as limitando entre cinco e 30 páginas. O título deve ter no máximo 40 caracteres e o texto de cada página precisa ser curto e objetivo, concentrado na ideia principal. 

News Showcase

Outra novidade lançada no fim de 2020 pela plataforma é o Google News Showcase. O objetivo é melhorar a entrega de notícias aos seus usuários e remunerar jornais, permitindo que cada site personalize painéis chamados de Destaques, com as notícias mais relevantes e de qualidade. 

 O Google News Showcase também conhecido como Google Destaques no Brasil, não passa de uma mudança na maneira como as informações são dispostas no Google Notícias. O painel se transforma em um storytelling, com possibilidade de incluir além das notícias em texto, áudios, vídeos, infográficos e artigos relacionados.