Aumente as pageviews de site de notícias em 4 passos

Aumente as pageviews de site de notícias em 4 passos

Uma das métricas mais valorizadas por sites é o número de pageviews, que significa quantas páginas o leitor visitou. Aumentar as pageviews de site de notícias é tarefa que exige vários passos estratégicos, para que ao clicar em uma notícia, o leitor possa se interessar por vários outros conteúdos. 

Pageviews de site de notícias são ainda mais importantes por conta da venda de publicidade. Ao comercializar informes publicitários, por exemplo, sites consideram o número de CPM (Custo por mil impressões) para formar o orçamento. O que significa que o número de visualizações de página influencia também nas receitas do site de notícias.

Confira esses quatro passos para aumentar as pageviews de site de notícias

1 - Conteúdo relevante

Relevância é um tema muito comentado no jornalismo, principalmente porque é a partir desta palavra que se decide o que tem potencial para virar notícia e o que não tem. Quando um fato é relevante ele se torna uma reportagem e a partir daí, a relevância também vai influenciar no tipo, tamanho e recursos que serão utilizados na notícia.

Mas como a relevância influencia no número de pageviews de sites de notícias? De várias formas, a principal é oferecer conteúdos de interesse do público. Quanto mais assuntos de seu interesse o leitor encontrar no site, mais ele vai navegar pelas notícias, aumentando as pageviews de site de notícias.

Dentro deste item podemos destacar outras três dicas importantes.

a) Conheça seu público

É importante saber qual o perfil do leitor que acessa o site de notícias, quais suas preferências de conteúdo, modelo de navegação, horários preferidos, a partir de qual dispositivo.  Com essas informações é possível definir estratégias de conteúdo por tema, horários e destaques, por exemplo. 

b) Não perca o timing

O jornalismo não vive só de notícias factuais, mas elas são extremamente importantes. O site pode ganhar muitos leitores ao ter conteúdo sobre pautas factuais, como acidentes, operações policiais, decisões judiciais, entre outros. Este pode ser um chamariz para novos leitores, que ao se interessarem por outros assuntos, aumentam as pageviews de site de notícias.

c) Conteúdo explicativo

A missão do jornalismo é informar em linguagem simples e de fácil acesso. Em notícias onde há grande interesse popular é importante que o jornalista se esforce em ser detalhista, para que o leitor encontre tudo o que precisa. Por exemplo, em uma notícia sobre saque de auxílio emergencial, o conteúdo deve conter links, passo a passo e todas as informações pertinentes ao tema.

2 - Notícias relacionadas

Uma estratégia simples para aumentar as pageviews de site de notícias é inserir um espaço para notícias relacionadas em cada matéria publicada. Principalmente se o assunto for relevante e de grande repercussão, a tendência é que o leitor navegue por mais conteúdos sobre o mesmo tema.

3 - Mais lidas

Outra estratégia fácil de ser feita e importante é adicionar em local visível uma lista de notícias mais lidas do dia. Podem ser cinco ou dez conteúdos, elencados do mais visualizado para o menor. Isso contribui para as pageviews de site de notícias pois o leitor tende a se interessar pelos mesmos conteúdos.

4 - Links para o site

Quando se trata de site, a inclusão de links nos conteúdos é sempre relevante. Leitores tendem a navegar mais quando há facilidade para isso. Por isso, para aumentar as pageviews de site de notícias adicione links nas matérias para que os leitores possam passear mais pelo site.

PL das Fake News amplia obrigações das big techs