Notícias multimídia e a união de recursos pela informação

Elementos como áudio, vídeo e infográficos ajudam a contar melhor uma história. Esses recursos, quando adicionados a uma reportagem, criam notícias multimídia que proporcionam melhor experiência ao leitor. Podem deixar o conteúdo mais interessante, convincente ou completo, conforme o objetivo.

Notícias multimídia são geralmente encontradas em grandes reportagens. Quando o assunto é extenso e complexo, o jornalista reúne os recursos disponíveis para inserir muita informação com leveza. Texto demais pode deixar a reportagem massante e afastar o leitor, enquanto que a inclusão de vídeos ou infográficos, por exemplo, dão efeito contrário.

A escolha de quais recursos vão compor as notícias multimídias é uma decisão estratégica. O jornalista pode se basear no perfil de comportamento do leitor, como por exemplo, quais conteúdos o público mais se interessa. Também pode usar como critério a editoria da reportagem. O conteúdo e o formato como a história será contada é sempre um passo importante a analisar.

Fotos em notícias multimídia

Mais do que registrar momentos, o fotojornalismo transmite informações. Por vezes, uma imagem esclarece mais o momento do que um texto. Por isso este é um recurso essencial do jornalismo e muito usado em notícias multimídia. Investir em uma boa foto, com conteúdo é sempre válido. Bons fotojornalistas vão produzir conteúdos interessantes e editores de imagens online ajudam nos ajustes que faltarem.

Detalhes como o tamanho, a dimensão, o crédito e a até a posição da foto no texto são itens que contam no momento da leitura. Por isso, otimizar imagens para notícias é uma etapa que não pode ser pulada na rotina dos jornais. Ferramentas online oferecem praticidade na hora de editar imagens e facilitam o dia a dia do jornalista. Confira algumas opções. 

Vídeos dão vida às notícias

Imagine uma entrevista emocionante, onde o entrevistado faz revelações importantes para o curso de uma história. Por mais que o jornalista seja experiente, dificilmente vai conseguir reproduzir em texto toda a emoção do momento. É em casos como este, em que só o vídeo é capaz de reproduzir o momento, que este recurso se torna fundamental para as notícias multimídias. 

A aposta em entrevistas, lives e mesmo vídeos enviados por leitores são estratégicas para incorporar o formato na rotina do jornal. Inserir vídeos em notícias é uma maneira de aumentar os acessos no site, expandir o alcance da notícia e conquistar novos leitores. Veja aqui quatro formas de inserir vídeos em notícias multimídias.

Notícias em áudio

As notícias em áudio permitem que os usuários tenham total autonomia sobre como, onde e quando se informam. Essa liberdade representa uma quebra de paradigma na sociedade, que além de escolher o assunto, o horário e o local ainda pode fazer outra tarefa enquanto se informam. Os podcasts são a materialização desta mudança e que ganham cada vez mais adeptos. Aprenda algumas dicas de como inserir áudio nas notícias.

Infográficos nas notícias multimídia

Assim como as fotos, os infográficos tornam o texto mais dinâmico, menos cansativo e podem reunir muita informação. Inserir infográficos em notícias representa uma prática antiga e um esforço dos jornalistas de encontrar maneiras didáticas de apresentar informações. Reunimos algumas informações que vão ajudar a construir notícias com infográficos.