Saiba como criar notícias com infográficos

Saiba como criar notícias com infográficos

Você já ouviu a expressão “quer que eu desenhe?”. Utilizada quando o ouvinte precisa de mais informações sobre um determinado assunto, indica que o desenho é a forma mais fácil de entendimento. E é justamente isso que as notícias com infográficos fazem com o leitor. Apresentam dados complexos de forma simples e visualmente agradável. 

As notícias com infográfico representam uma prática antiga e um esforço dos jornalistas de encontrar maneiras didáticas de apresentar informações. A ideia das notícias com infográfico é apresentar um grande volume de dados, que podem ser números ou histórias, de maneira organizada e dinâmica. São geralmente encontradas nas reportagens sobre economia, mas todas as editorias usam o recurso. 

Como criar notícias com infográficos

Notícias com infográficos reúnem a expertise de vários profissionais. Além do jornalista que escreve a reportagem e separa os textos para o infográfico, designers e publicitários ajudam a deixar a arte mais harmônica. Não existe padrão para as notícias com infográficos e profissionais especialistas na área são fundamentais na criação.

São esses profissionais que vão definir as melhores estratégias de acordo com a informação que deve ser repassada. O primeiro passo para criar notícias com infográficos é reunir as informações que se quer transmitir. Depois avaliar qual o melhor formato para o infográfico, que varia conforme o volume e o tipo de conteúdo. Em seguida, os profissionais de criação trabalham para fazê-lo de forma visualmente bonita e de fácil entendimento.

Ferramentas online

Ferramentas online oferecem praticidade na hora de editar imagens ou produzir infográficos. Isso porque basta um navegador com acesso a internet para resolver o problema, sem a necessidade de instalar programas. Muitos são gratuitos, com versões mais amplas pagas. Confira duas opções para criar infográficos:

Visme

Essa ferramenta online é uma das mais populares para criar infográficos e oferece um plano básico gratuito que permite três projetos por mês.  De fácil manipulação e com vários templates disponíveis, consegue transformar dados escritos em conteúdo visual de acordo com a identidade da empresa.

Piktochart

Ótima opção para quem além de editar imagens online, precisa gerar infográficos. A ferramenta pode auxiliar muitos jornalistas no dia a dia a informar melhor a partir da imagem, principalmente por ajudar a editar imagens e criar infográficos de forma simples e rápida. Para facilitar, são várias opções de modelos gratuitos para usar. 

Jornalismo de Dados 

Assim como o jornalismo, as notícias com infográficos surgiram nas publicações impressas e evoluíram com o tempo. Ainda é um recurso importante dos jornais impressos, porém as notícias com infográficos são encontradas em todos os formatos. Impressos, digitais, em vídeos ou interativos.

O jornalismo de dados é o que chamamos de uma evolução das notícias com infográficos, que continuam sendo eficientes na divulgação dos dados, mas invés de estáticos e impressos, agora são dinâmicos e online. A tecnologia proporciona o uso de ferramentas digitais que automatizam a estruturação de dados em sistemas que podem ser acessados online e na palma da mão.

PL das Fake News amplia obrigações das big techs