Principais erros ao otimizar imagens para notícias online

Principais erros ao otimizar imagens para notícias online

Alguns erros comuns na hora de otimizar imagens para notícias online podem comprometer a visualização e até a navegação nos sites. Isso porque a imagem faz toda a diferença na notícia, podendo ser fator decisivo para o acesso e leitura do conteúdo oferecido.

Detalhes como o tamanho, a dimensão, o crédito e a até a posição da foto no texto são detalhes que contam no momento da leitura. Por isso, otimizar imagens para notícias é uma etapa que não pode ser pulada na rotina dos jornais. Para auxiliar os jornalistas, preparamos um guia com os principais erros e algumas dicas. Confira.

Distorções de tamanho

O primeiro passo para otimizar imagens para notícia é adequar o tamanho e o formato para que se encaixem sem distorções no site. O primeiro ponto é analisar qual o tamanho do destaque onde a imagem será inserida e então redimensionar para que ela caiba no espaço indicado.

O jornalista ou editor também precisa reparar no corte da foto, se certificando de que todos os elementos necessários estarão aparecendo. O ideal é que as imagens otimizadas para notícias sejam no formato JPG ou PNG, que melhor se adaptam ao modelo de site de jornalismo. 

Outro detalhe importante é comprimir a imagem para que ela fique mais leve, sem perder a qualidade. Na hora de otimizar imagens para notícias, o tamanho é um item que não pode ser esquecido e também um erro comum. Fotos com KB excessivos sobrecarregam o site e podem gerar lentidão no acesso, por exemplo. 

Ferramentas online podem ajudar

As ferramentas online oferecem praticidade na hora de otimizar imagens para notícias. Isso porque basta um navegador com acesso a internet para resolver o problema, sem a necessidade de instalar programas. Elas podem auxiliar a não cometer erros básicos e fazer os ajustes necessários para evitar distorções.

Algumas plataformas  de jornalismo oferecem essa ferramenta de edição de imagens para facilitar o dia a dia do jornalista. A DOTHNEWS tem como diferencial o foco na experiência do usuário, dessa forma, uma das funções é a edição da imagem com preview na capa que possibilita ver como a foto ficará após a edição.

Cuidados com a autoria de imagem

Assim como os textos, as fotos devem ser devidamente creditadas. Ou seja, deve conter a autoria da imagem produzida, seja por um fotógrafo ou pela internet. A lei n° 9.610/98 estabelece proteção moral e patrimonial aos autores de obras intelectuais, onde estão incluídos os textos e fotos. 

Ao pegar uma foto da internet o cuidado deve ser redobrado, considerando que usar imagens sem o crédito pode gerar complicações para a empresa. Ao pegar uma imagem da internet o primeiro passo é pesquisar sobre a autoria em sites confiáveis, verificar as licenças e o modo de proceder com cada uma antes de publicar. 

PL das Fake News amplia obrigações das big techs