Google atualiza práticas de SEO para vídeos

Os vídeos estão em alta quando o quesito é produção de conteúdo. Provavelmente, seguindo a tendência, o Google atualizou seu documento de ajuda de práticas recomendadas de SEO para vídeos. Quanto mais destaque e mais fácil a busca, melhor.

O documento descreve como você pode ajudar o Google a encontrar seus vídeos e está disponível online. De acordo com o buscador, a principal exigência é de que o vídeo esteja em uma página pública da web, onde os usuários possam assisti-los de maneira fácil e gratuita. 

Na prática, isso significa que é necessário repensar a produção de conteúdo em vídeo apenas para redes sociais, como Facebook, Instagram e Tik Tok. Apesar de gerar grande número de visualizações e interações, estes vídeos não são passíveis de serem encontrados no Google. 

Boas práticas

Em sua página dedicada a auxiliar sobre SEO para vídeos, o Google é detalhista em especificar as condições ideais para um vídeo ser rankeado. Entre as boas práticas está o uso de uma tag HTML adequada e se certificar de que a página onde o vídeo se encontra não está bloqueada.

A página onde está o vídeo também não pode exigir ações complexas do usuário ou fragmentos de URL específicos para carregar. Isso pode impedir que o Google encontre o vídeo. 

Plataformas de terceiros, como Youtube, Vimeo e até o Facebook, podem ser usadas para que o Google indexe o vídeo nas buscas. Mas é importante verificar se é possível buscar o arquivo de conteúdo em vídeo, além de incluir sitemaps de vídeos.

Detalhes importantes

Algo que pode ajudar o SEO para vídeo é destacar momentos importantes para quem for assistir. O Google seleciona alguns segundos do vídeo para exibir a visualização em movimento e assim, os usuários entenderem melhor o que vão encontrar. É possível definir quais serão esses momentos.

Em caso de vídeos em tempo real é possível ativar o indicador vermelho que avisa sobre o ao vivo. Também faz sentido adicionar o título do vídeo, a descrição e até a transcrição do vídeo na página.