Transformação digital para jornais

Transformação digital para jornais

Encontrar modelos de negócio rentáveis é um grande desafio atual da imprensa. E, para acelerar a transformação digital de revistas e jornais brasileiros, um novo programa vai capacitar  instituições brasileiras até 2022.

O programa é uma parceria ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), ANJ (Associação Nacional de Jornais)   em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ) e o Facebook Journalism Project. 

A ideia é ajudar os veículos de notícias na transformação digital, por meio de treinamentos específicos, que incluem melhores práticas de monetização. Profissionais internacionais reconhecidos em suas áreas vão participar por meio de mentorias e um fundo de inovação para desenvolvimento de projetos a participantes selecionados.

Treinamento e temas

A primeira fase do programa é de treinamentos que serão realizados de forma virtual e em inglês, com tradução simultânea. Especialistas vão ministrar aulas sobre tópicos relacionados ao ecossistema de jornais e revistas. 

Entre os temas estão:

  • Novas plataformas para produção jornalística  
  • Domínio das plataformas de vídeo e distribuição 
  • Experiência em dispositivos móveis 
  • Engajamento e desenvolvimento da audiência 
  • Monetização e modelos de receita 
  • Novos modelos de trabalho nas redações  
     

Recompensas

Após concluírem o treinamento, os  interessados poderão se inscrever para a fase de mentoria, e concorrer a um fundo de até 15 mil dólares. O valor será concedido aos veículos selecionados que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo. 

Os selecionados também receberão mentorias e orientação personalizadas semanais com especialistas na área durante três meses. A fase de mentoria e distribuição dos fundos será em 2022.

Como rentabilizar sites de notícias

Apesar de uma profissão ligada diretamente à ética e imparcialidade, o jornalismo também é fonte de recursos financeiros. Sites de notícias podem ser rentáveis mantendo a credibilidade e valores morais e há várias formas para isso. Saiba como ganhar dinheiro com site de notícias.

O modelo de negócio de sites de notícias tem sido questionado há alguns anos, com empresários e jornalistas buscando alternativas viáveis e independentes para se manter economicamente. Estar atrelado a apenas uma ou duas fontes de recurso pode inviabilizar o negócio ou comprometer a credibilidade da empresa.

PL das Fake News amplia obrigações das big techs