Tamanho do título interfere no SEO do texto?
As regras de SEO utilizadas pelo Google para rankear conteúdos ainda é uma caixa preta. Muito se testa, mas pouco se sabe de fato. Uma pergunta recorrente entre redatores é se o tamanho do título interfere no SEO do texto e se há um limite de caracteres.
Nos manuais de SEO para textos é comum encontrar uma especificação de que o ideal é que o comprimento da tag de título não ultrapasse o limite de 65 caracteres. Porém, será que este é mesmo o ideal e isso influencia no rankeamento do texto?
O Google responde
Recentemente, John Mueller, que é analista sênior de tendências para webmasters do Google, falou sobre o assunto. A conversa aconteceu em um hangout do horário comercial da Central de pesquisa do Google.
O assunto foi repercutido pelo Search Engine Journal. No bate-papo, uma pessoa perguntou preocupada, sobre qual é o comprimento ideal para uma tag de título para fins de SEO e classificação. E destacou que na maioria de seus textos, o título passa dos 65 caracteres.
Em buscas sobre o assunto é comum encontrar a informações de que o ideal para títulos é de 60 a 65 caracteres, entre letras, espaços e números. Comum achar que títulos mais longos do que isso podem ser reduzidos ou totalmente reescritos pelo Google.
Porém, contrariando as informações, John Mueller afirma que não há nenhuma recomendação do Google para o tamanho do título em caracteres. Segundo ele, o comprimento da tag de título é uma escolha editorial.
Títulos jornalísticos
Na redação jornalística, o título tem a função de resumir o texto de forma interessante e convidativa à leitura. Títulos mais impactantes são geralmente os que geram mais cliques, ou seja, deixam o leitor curioso ao ponto de se interessar por ler o texto completo. Títulos que entregam toda a história não geram essa curiosidade.
A explicação de John Mueller para o tamanho do título ideal considera a importância do conteúdo e a decisão editorial de quem escreve. Para ele, o comprimento ideal parece ser o mesmo que uma pessoa usaria para um título apropriado para descrever o que o leitor espera encontrar.
“Os links de título são essenciais para dar aos usuários uma visão rápida do conteúdo de um resultado e por que ele é relevante para a consulta”, disse John Mueller, conforme reportagem do Search Engine Journal.