O que é webjornalismo?

O que é webjornalismo?

Com a ascensão da internet como uma das principais ferramentas de comunicação, a maioria das pessoas têm, cada vez mais, optado por mídias digitais. Da mesma forma, o jornal impresso cedeu um pouco do seu espaço para o jornalismo online, também chamado de webjornalismo. As mudanças causadas pela era digital afetaram o mundo todo e com a comunicação não podia ter sido diferente. Hoje, os veículos de notícias, por meio da internet e das redes sociais, ganharam novos públicos, ávidos por notícias rápidas e novas formas de interagir com aquilo que acompanham diariamente. Mas, falar que webjornalismo é apenas o jornalismo feito de forma online é restringir a real mudança no modo de se fazer jornalismo. A reportagem para a internet exige certos cuidados e uma linguagem diferente do modelo convencional impresso. A seguir, entenda melhor sobre o que é webjornalismo e o que ele traz de bom para quem prefere a leitura digital.

Como surgiu o webjornalismo?

O jornalismo online começou a dar sinais no início dos anos 90. Mas, naquela época, o webjornalismo era apenas uma ferramenta auxiliar do jornalismo tradicional, sendo nada mais que uma cópia virtual dos jornais de papel. Aos poucos, o conceito tornou-se mais amplo, foi se adaptando às mudanças tecnológicas e, duas décadas depois, tornou-se uma das formas de se obter informação preferidas pela população mundial, em especial para os jovens. Muitos dos que já nasceram na era da internet nem sequer sabem o que é ler um jornal impresso. Parece estranho, mas isso é mais comum do que se imagina.

Convergência de mídias

Quando se trata de web, o trabalho com textos é apenas uma parcela da reportagem como um todo. O jornalismo online é, acima de tudo, uma plataforma multimídia, ou seja, que permite o uso de várias mídias em um mesmo local. Fotos, vídeos, infográficos, tabelas, podcasts, gifs e outros recursos visuais passaram a ser obrigatórios no webjornalismo. Na internet, textos longos como no jornal impresso muitas vezes não tem lugar. A linguagem e, principalmente, o aspecto visual da notícia, requer leveza e, em alguns casos, um toque de entretenimento. O texto, apesar de mais conciso, deve passar a mesma credibilidade que em um jornal impresso, por isso, qualidade é fundamental.

Universo colaborativo

Acima de tudo, o webjornalismo é marcado por uma característica peculiar: a participação ativa do leitor. Na web, a interação com o leitor é fundamental. É preciso incentivá-lo a participar, a comentar e a deixar suas opiniões em um determinado post, por exemplo.

PL das Fake News amplia obrigações das big techs