Otimize seu texto com trechos em negrito

Você sabia que deixar palavras ou trechos em negrito em seu texto pode ajudar no SEO? Recentemente, um analista sênior de tendências do Google afirmou em um bate papo sobre pesquisa, que o uso de trechos em negrito pode ajudar o buscador a identificar aquele texto como importante.

A afirmação sobre o negrito em texto foi feita por John Mueller, que é analista sênior de tendências para webmasters do Google. Durante o hangout do horário comercial da Central de pesquisa do Google, gravado em 12 de novembro de 2021, ele falou sobre o assunto, que foi repercutido pelo Search Engine Journal. 

Qual a maneira correta?

O representante do Google afirmou que texto com trechos em negrito pode agregar valor extra a uma página, no que se refere às buscas na web. De acordo com ele, os rastreadores do Google procuram texto em negrito ou itálico na tentativa de entender o que é importante nessa página.

Os modelos de pesquisa permitem que o Google consiga descobrir o que é importante sozinho, mas o texto em negrito torna a mensagem mais clara. Ou seja, trechos em negrito dão uma mãozinha ao buscador.

“Geralmente tentamos entender sobre o que é o conteúdo de uma página da web e examinamos coisas diferentes para tentar descobrir o que realmente está sendo enfatizado aqui, e isso inclui coisas como títulos em uma página”, disse ele durante o bate papo.

Como não se deve usar o negrito

Apesar de oficialmente o negrito ajudar um texto a subir posições no Google, é necessário que este recurso seja utilizado com estratégia. Por isso, pode ser usado em negrito as palavras-chaves ou o trecho mais importante e explicativo do texto. 

Não basta o negrito, pois o conteúdo deve ser relevante. Importante nunca esquecer que o principal algoritmo do Google para textos na web é a relevância. Dessa forma, num texto bem explicativo, o negrito ajuda.

Outra coisa que não adianta de nada é deixar todo o texto em negrito. É uma decisão equivocada achar que o Google vai pensar que a página é a mais importante por causa disso. A verdade é que, se tudo está em negrito, para o Google, nada está em negrito.

SEO em textos

As técnicas de otimização de textos para ganhar visibilidade no Google são estratégias do marketing digital, mas podem e devem ser incorporadas ao jornalismo. Os recursos de SEO em notícias auxiliam no ranqueamento no buscador mais usado no mundo e refletem no número de acessos e visualizações. Saiba mais aqui.