Qual o melhor alinhamento em notícias da web

Qual o melhor alinhamento em notícias da web

Na matéria para sites de notícias você usa justificar o texto ou deixa alinhado à esquerda? Parece uma pergunta boba, mas o alinhamento pode influenciar muito nos acessos do site, no percentual de leitura e no engajamento dos leitores. Sabe por que? Vem que vamos te explicar.

Quando falamos de notícias para a web a formatação não pode ser a mesma dos textos publicados em edições impressas. Revistas e jornais exigem um alinhamento diferente dos textos publicados em sites e isso não só no quesito estético, mas também funcional. Você pode até não perceber ao navegar na internet, mas o alinhamento em notícias também influencia a sua leitura.

Alinhamento justificado

Ao optar pelo alinhamento do texto justificado, a imagem parece mais harmônica. Isso acontece por que este modelo insere espaços entre as palavras para formar blocos de textos com início e fim alinhados. Visualmente o texto fica mais bonito e é por isso que este modelo funciona muito bem em jornais impressos e revistas.

O alinhamento justificado em conteúdos impressos deixa a publicação mais simétrica e convidativa para o leitor. Com o papel em mãos, este tipo de alinhamento não prejudica a leitura. Mas este modelo não é o recomendado para leitura na web.

Alinhamento à esquerda

Por mais que estejamos acostumados, ler textos na internet é mais cansativo do que em material impresso. Por isso que conteúdos publicados em sites de notícias precisam ser menores, mais objetivos e optar pelo alinhamento à esquerda. O texto em blocos se torna cansativo e dificulta a leitura, enquanto que a assimetria das palavras facilita para que o leitor acompanhe o texto.

Pense visualmente. Em um conteúdo impresso se enxerga toda a página, a diagramação persa na estética como um todo, que inclui texto, fotos e infográficos. Mas na web é diferente, pois o leitor precisa rolar a página para continuar lendo o conteúdo e, se for muito extenso, pode até se perder o texto. 

Leitura em F

Estudos indicam que o olhar humano segue um padrão de leitura na web. Este padrão é chamado de F, pois as pessoas tendem a ler da esquerda para a direita e de cima para baixo, dando especial atenção para o primeiro parágrafo. Conhecer este padrão geral de leitura na internet é importante para segui-lo e proporcionar melhor experiência ao usuário. 
Como se vê no padrão F, o alinhamento à esquerda se aproxima mais de como o leitor se comporta na hora de ler. O alinhamento integra as  técnicas de otimização de textos para ganhar visibilidade no Google. Saiba mais sobre técnicas de SEO.

PL das Fake News amplia obrigações das big techs