5 características importantes que devem ser observadas na hora de contratar um jornalista

Um dos grandes desafios dos empreendedores do setor de comunicação é identificar e contratar bons profissionais de jornalismo, que tenham habilidade e competência ao elaborar pautas, realizar entrevistas, produzir textos, tirar fotos e todas as outras atividades que se espera que um jornalista realize. caracteristicas_do_bom_jornalistaAcertar nessa seleção é fundamental! Para quem tem um site de notícias, por exemplo, a qualidade das informações é o que vai transmitir credibilidade e conquistar o público. Por isso, leia a seguir 5 dicas infalíveis para contratar um bom jornalista e não se arrepender da escolha.

Formação acadêmica

A necessidade ou não do diploma para jornalistas é um assunto polêmico no Brasil. No entanto, sentar-se em uma cadeira universitária faz com que a pessoa aprenda técnicas que apenas a experiência não ensina, ou demora para ensinar. Além disso, na universidade, o aluno pratica e convive com profissionais que estão no mercado e sabem como ele funciona.

Experiência

É claro que apenas a formação não é suficiente, pois existem certas lições que só a experiência ensina, como lidar com o deadline ou com as fontes, por exemplo. Por isso, leve em conta se o candidato já trabalhou antes, fez algum estágio ou se participava de projetos laboratoriais na universidade. O importante é que ele já tenha tido algum contato com o fazer jornalístico diário. Você também pode optar por dar a primeira oportunidade alguém, mas é recomendado fazer isso se você já tiver um jornalista experiente e esse outro for acompanhá-lo.

Produção de texto

Mesmo se o jornalista for trabalhar em televisão ou rádio, ter uma boa escrita é essencial. Afinal, o texto é a base dessa profissão, praticamente tudo começa em uma produção textual. Solicite no processo seletivo que o candidato escreva algo e depois avalie a correção gramatical, coesão, coerência, objetividade e todos os outros elementos essenciais.
Avalie a correção gramatical, coesão, coerência, objetividade e todos os outros elementos essenciais

Atualização

O jornalista precisa manter-se atualizado, caso contrário, não fará ideia de como selecionar uma pauta ou mesmo dos critérios básicos de noticiabilidade. Por isso, ao conversar com um candidato, coloque temas atuais no diálogo, relacionados à política, economia ou ao tema em que ele vai trabalhar (caso você procure um jornalista para uma editoria específica). 5 características importantes que devem ser observadas na hora de contratar um jornalista Veja como ele se comporta, se tenta “enrolar” ou se demonstra que realmente tem entendimento sobre esses assuntos, sabe quais são as novidades e as últimas notícias.

Articulação

Essa é outra característica que se espera de um jornalista: ser bem articulado ao dialogar, apresentar suas ideias, pois isso fará toda a diferença tanto ao escrever um texto dinâmico e fluido, quanto ao conversar com um entrevistado. E durante a entrevista de trabalho, também é possível perceber se o candidato tem essa capacidade de articulação e se é alguém comunicativo. Essas são algumas dicas básicas, mas não dispense um período de experiência para se certificar de que o jornalista que será contratado corresponde às suas expectativas na execução de suas atividades rotineiras.

PL das Fake News amplia obrigações das big techs