Como adaptar seu site de notícias para celular

Como adaptar seu site de notícias para celular

Há anos os celulares tem feito cada vez mais parte da rotina dos brasileiros. Mas, em 2020 com a pandemia de Covid-19, o tempo que passamos nele cresceu significativamente. E é claro que essa mudança influencia na forma como lemos notícias. Saiba como adaptar seu site de notícias para celular.

Pesquisa divulgada pelo App Annie, mostra que em 2020 o brasileiro aumentou em uma hora a média de tempo que passa no celular. Eram 3,8 horas por dia em 2019, chegando a 4,8 horas por dia em 2020. O Brasil só perde pra Indonésia no ranking de países que mais passam tempo no celular.

Com tanto tempo no celular, a forma como a população consome notícias também mudou. O jornalismo precisa se adaptar à nova realidade, que inclui textos mais curtos, objetivos e, principalmente, ter site de notícias para celular.

Responsivo

Ter um site que se adapta à leitura em celulares, computadores ou em tablets é algo básico para quem busca ter mais visibilidade e alcance. Essa adaptação significa que o site é responsivo, ou seja, que ele pode ser acessado a partir de qualquer plataforma sem apresentar desconfigurações.

O site responsivo também colabora para o posicionamento no Google, que prioriza sites adaptáveis às diferentes plataformas. Ter um bom rankeamento no Google certamente garante mais visibilidade e acesso. O site responsivo também tem como característica a rapidez no carregamento em smartphones, situação que pode ganhar ou perder o leitor.

Experiência do usuário

Em 2020 o Google anunciou que a partir deste ano, a experiência do usuário seria fator decisivo para rankeamento de links. Isso significa que sites precisam oferecer aos leitores um ambiente mais agradável para a navegação.  

O Google anunciou que a remoção da tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP) dos Top Stories para busca por celulares e as métricas de experiência de páginas também serão critério para posicionar as notícias durante a busca.

Porém, apesar de defender uma melhor performance dos sites em celulares, a qualidade do conteúdo segue sendo fator essencial no rankeamento. O buscador afirma que a boa experiência na página não substitui o conteúdo, que deve ser relevante e excelente. E, claro, atender as métricas já exigidas pelo Google. 

Mobile First

Tudo o que foi apontado até agora, como sites responsivos e a experiência do usuário no Google, está enquadrado no conceito de Mobile First. Neste modelo se considera sempre a experiência do usuário ao navegar a partir de dispositivos móveis.

O Mobile First não é novo, mas segue sendo importante. O foco dos projetos está na arquitetura e no desenvolvimento de sites para web no formato móvel primeiro. Vai além de um site simplesmente abrir em celulares, mas inclui que este seja o principal modelo a ser pensado. O modelo, as imagens a serem carregadas, a velocidade e também as redes sociais, são itens importantes no conceito de Mobile First. 

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