Como ganhar dinheiro com site de notícias

Como ganhar dinheiro com site de notícias

Apesar de uma profissão ligada diretamente à ética e imparcialidade, o jornalismo também é fonte de recursos financeiros. Sites de notícias podem ser rentáveis mantendo a credibilidade e valores morais e há várias formas para isso. Saiba como ganhar dinheiro com site de notícias.

O modelo de negócio de sites de notícias tem sido questionado há alguns anos, com empresários e jornalistas buscando alternativas viáveis e independentes para se manter economicamente. Estar atrelado a apenas uma ou duas fontes de recurso pode inviabilizar o negócio ou comprometer a credibilidade da empresa.

Veja formas de ganhar dinheiro com site de notícias:

Informe publicitário

O informe publicitário aparece como uma forma interessante para rentabilizar sites de notícias. O jornal oferece uma matéria jornalística publicada em espaço de destaque por determinado período, geralmente 24 horas, por um valor tabelado. A empresa contratante pode encaminhar o texto e fotos prontos, ou contratar este serviço do próprio site, que pode oferecer sua equipe de repórter e fotógrafo para produzir o conteúdo desejado. 

No segundo caso, o valor sobe mas continua com a garantia que o informe publicitário terá o conteúdo exigido e aprovado pelo cliente. Porém, os jornalistas podem ajudar a direcionar com a melhor estratégia para o material.

Anúncios

A comercialização de espaços para anúncios de empresas privadas ou órgãos públicos é o modelo mais antigo de monetização de sites de notícias. Há várias maneiras de se fazer isso, a mais tradicional é quando o comercial do site negocia espaços específicos e por valores padronizados. O valor a ser pago depende, geralmente, do tamanho do anúncio e do local em que ficará disposto no site.

Com o avanço da tecnologia, foram criadas ferramentas que facilitam a comercialização e a veiculação dos anúncios. O Google AdSense é um exemplo, onde os sites de notícias se cadastram para exibir anúncios em texto, imagens e vídeos e a monetização é baseada na quantidade de cliques ou de visualizações. 

Esta é uma maneira bem simples e que exige pouco esforço do site, que deve priorizar a criação de conteúdos relevantes para atrair a atenção do público e aumentar a audiência.

Google 

E como ganhar dinheiro com site de notícias por meio do Google? Não há uma regra ou lei brasileira que estabeleça o pagamento por notícias que o Google usa no buscador, porém existem acordos vigentes em alguns países. Também está em vigor um programa que remunera jornais e aumenta a visibilidade deles nas buscas. 

Saiba mais sobre se é possível ganhar dinheiro com o Google.

PL das Fake News amplia obrigações das big techs