Informe publicitário: alternativa para rentabilizar seu site
O informe publicitário tem despontado como uma maneira de sites de notícias aumentarem o faturamento do negócio. É uma maneira séria, prática e eficaz para ambas as partes, dando resultados rápidos para o site e o contratante.
Um informe publicitário é basicamente uma reportagem publicada como uma matéria normal, só que paga por um cliente. Neste caso o contratante escolhe qual o gancho, o conteúdo em texto e as fotos que serão publicadas.
Faturamento para sites
O modelo de negócio de sites de notícias tem sido questionado há alguns anos, com empresários e jornalistas buscando alternativas mais viáveis e independentes para se manter economicamente. Isso acontece porque o modelo tradicional de venda de banners nem sempre é rentável suficiente para manter o funcionamento pleno do negócio.
Além disso, alguns contratos com entidades públicas, por exemplo, acabam amarrando editorialmente o jornal. Tais recursos geram consequências, por vezes graves, aos sites de notícias. Podendo principalmente abalar a credibilidade do jornal, quando há posicionamento partidário do site.
Assim, o informe publicitário aparece como uma forma interessante para rentabilizar sites de notícias. O jornal oferece uma matéria jornalística publicada em espaço de destaque por determinado período, geralmente 24 horas, por um valor tabelado. A empresa contratante pode encaminhar o texto e fotos prontos, ou contratar este serviço do próprio site, que pode oferecer sua equipe de repórter e fotógrafo para produzir o conteúdo desejado.
No segundo caso, o valor sobe mas continua com a garantia que o informe publicitário terá o conteúdo exigido e aprovado pelo cliente. Porém, os jornalistas podem ajudar a direcionar com a melhor estratégia para o material.
Benefício para empresas
Assim como para sites, o informe publicitário gera diversos benefícios para as empresas que contratam. Quando publicados em sites de notícias têm o benefício da audiência estando no destaque por tempo determinado, mas com a vantagem de permanecerem nas buscas do site para sempre.
É claro que para aumentar o resultado da publicação o contratante precisa se atentar para alguns detalhes. O primeiro é verificar se seu público de clientes é o mesmo do site de notícias escolhido para fazer o informe, pois caso os públicos sejam diferentes pode não haver o resultado desejado de cliques e audiência.
Outra estratégia é aproveitar ao máximo o espaço, com um texto que chame a atenção e convide o cliente para a ação. Não deixe de usar o espaço para divulgar links para site e redes sociais da empresa. Quando bem definido estrategicamente, o informe publicitário pode render muitos acessos ao site e consequentemente impactar nas vendas da empresa contratante.