Como limpar formatação de texto das notícias

Como limpar formatação de texto das notícias

Se tem algo que não pode faltar em um texto é harmonia. É a sequência harmônica de palavras e pontuação que dão o tom e incentivam o leitor a continuar. Um detalhe simples como a formatação desigual do texto pode prejudicar a leitura. Por isso, saiba como limpar formatação de texto das notícias.

Existem ferramentas online e editores de texto offline que resolvem rapidinho esse problema e garantem um texto leve e mais fácil de ler. Confira as dicas e veja como limpar formatação de texto das notícias.

Ferramentas offline

A ferramenta de edição de texto mais usada é o word. Apesar de ser um ótimo assistente na produção de conteúdos, ao copiar um texto escrito no word a formatação original acaba indo junto. Porém, nos assistentes da Microsoft Office, como word, power point, outlook e one note há um recurso para isso.

É bem simples, basta acessar no menu o item Fonte ou Texto Básico e procurar por Limpar toda a formatação. Ao clicar no ícone de um A com uma borracha, toda a formatação como diferenças de fonte, negrito, itálico e outros, será removida. 

Um jeito muito utilizado de limpar formatação de texto das notícias é colando o texto pronto no bloco de notas antes de inserir no site. O bloco de notas retira toda a formatação do texto e assim é possível copiar para o administrativo do site de notícias sem problemas. 

Ferramenta online 

Há algumas alternativas online de ferramentas para  limpar formatação de texto das notícias. Uma delas é o www.keep.google.com um aplicativo que pode ser usado em celulares ou computadores e que oferece a função de anotações. Nele é possível criar textos, que são salvos automaticamente e ao copiar, não carrega a formatação.

Geralmente as plataformas de site de notícias oferecem espaço para que o texto seja colado sem formatação e editado. É o caso da DOTHNEWS, uma plataforma para site de notícias que oferece um campo com as ferramentas necessárias para você colar seu texto sem formatação e então editá-lo como preferir.

Cuidado com o plágio

Aqui falamos bastante sobre como limpar formatação de texto das notícias, ao copiar e colar um conteúdo. Sempre que copiamos um texto da internet, ele carrega a formatação. Mas cuidado, copiar conteúdo produzido por terceiros e assinar como seu ou apenas omitir o autor é uma prática chamada de plágio.

O plágio no jornalismo é um assunto grave, recorrente e passível de punição. A prática além de imoral é considerada crime por meio da Lei dos Direitos Autorais, n° 9.610/1988.

PL das Fake News amplia obrigações das big techs