Aplique SEO em notícias para aumentar os acessos
As técnicas de otimização de textos para ganhar visibilidade no Google são estratégias do marketing digital, mas podem e devem ser incorporadas ao jornalismo. Os recursos de SEO em notícias auxiliam no ranqueamento no buscador mais usado no mundo e refletem no número de acessos e visualizações.
A sigla em inglês para otimização para mecanismos de buscas, é um conjunto de técnicas que ajudam um conteúdo a ter mais chances de acesso. Apesar de a redação jornalística ter sua característica e técnicas próprias, é possível adaptar o texto para ser mais acessado no Google, sem deixar de ser um bom conteúdo aos leitores.
Separamos algumas técnicas de SEO em notícias para auxiliar jornalistas. Confira:
Palavras-chave
As palavras-chaves são a alma do SEO em notícias. É a partir desta estratégia simples e importante que todo o resultado passa a ser definido. Se no mundo do marketing há todo um estudo para adaptar o conteúdo, o jornalista pode usar as armas que tem a seu favor com pequenos ajustes.
O Google considera as palavras-chaves para entender e classificar o conteúdo do seu texto de acordo com os termos pesquisados. Dessa forma, para aplicar o SEO em notícias basta mudar o olhar e pensar como o leitor buscaria sobre aquele assunto. Feito isso, o jornalista apenas precisa definir a palavra-chave e ser objetivo ao abordar o tema determinado.
Mas não basta apenas incluir as palavras-chave ao longo do texto. Para fazer corretamente o SEO em notícias é necessário se atentar para outros fatores chamados de on page. Títulos, intertítulos e imagens devem ser otimizados com palavras-chaves e suas variações para aumentar a indexação do Google.
Links incentivam a leitura
Links que direcionam o leitor para conteúdos similares além de incentivar a leitura e mais tempo navegando no site, integram as técnicas de SEO em notícias. Isso porque indicam para o Google que o site oferece outros conteúdos relevantes e atuais para seus leitores. Esses indicativos são importantes para o buscador e contribuem para um bom ranqueamento.
Conhece o link building? Essa é uma estratégia off page do SEO em notícias e inclui a publicação de parceiros. O objetivo é de que sites confiáveis e relevantes publiquem links para o seu conteúdo, chamados de backlinks. Posicionados estrategicamente em sites considerados autoridades no tema abordado, geram credibilidade ao seu conteúdo.
Conteúdos de qualidade e que incluem mídias como vídeos, infográficos e áudios têm mais chances de gerar links interessantes para parceiros. Produção de reportagem em parceria com outros veículos ou instituições que tenham autoridade também são boas opções para ganhar link building e posições no Google.
Título é tudo
O jornalista já sabe, mas não custa reforçar. A alma do texto, a decisão do clique e a percepção do leitor estão no título. E esse detalhe extremamente importante é também fator decisivo ao aplicar o SEO em notícias. O título, assim como o lead devem conter a palavra-chave.
Agora que você já sabe as principais estratégias para aplicar SEO em notícias e ter um conteúdo otimizado, confira ferramentas online que ajudam a editar imagens e os principais erros ao otimizar imagens para notícias.